27 fevereiro, 2007

Sobre o Oscar

Diferente da maioria das pessoas, gosto de assistir à cerimônia de entrega dos Oscars. Ela é sempre longa e cheia de momentos aborrecidos, mesmo assim me divirto. Há sempre momentos que valem à pena, este ano não houve muitos, contudo.

Foi bacana e caprichado os números de luz e sombra representando os filmes.

O discurso do fotografo (me parece que ele é argentino) de “O Labirinto do Fauno” (bom ver a consagração do filme com três prêmios) foi emocionado e valeu, embora torcesse por “Filhos da Esperança”.

Muito bonitinha a Abigail Breslin de “Pequena Miss Sunshine” na platéia.

Gostei de Alan Arkins ter levado e não Eddie Murphy como se esperava.

Tocante o momento em que a montadora Thelma Schoonmaker foi receber o prêmio por “Os Infiltrados” e da platéia vimos Martin Scorsese em lágrimas.

O discurso do Forest Whittaker sobre a arte do ator foi bonito, embora piegas ao remeter à sua infância.

Enio Morricone, um monstro da Trilha Sonora (“The good, the Bad, the Ugly” é impagável, servindo até de abertura para os shows dos Ramones), premiado pelo conjunto da obra, discursou em italiano, muito legal!

Há um tempo venho notando que os filmes que levam os prêmios de roteiro (original, adaptado), são de fato os filmes mais interessantes do ano (nem sempre são os que levam melhor filme). Com isso foi ótima a conquista de roteiro original pelo inteligente, tocante e engraçado “Pequena Miss Sunshine”. Já em roteiro adaptado me decepcionei com a premiação de “Os Infiltrados” que primeiro: viria a ganhar também melhor filme, e segundo: foi adaptado de um outro roteiro o que parece tarefa mais simples que adaptar um livro ou peça. Preferia ter visto “Filhos da Esperança” ou “Pecados Íntimos” saindo com o Oscar.

Por fim três figuras icônicas do cinema norte-americano (Coppola, Lucas, Spielberg) entregando o Oscar para Scorsese (para mim o melhor). E a Diane Keaton ao lado do careca Jack Nicholson (será que ele vai entregar melhor filme todo ano agora) consagrando “Os Infiltrados”, meu preferido dentre os cinco, junto de “Pequena Miss Sunshine”, que na verdade não tinha banca para levar o prêmio.

Nenhum comentário: