11 janeiro, 2007

Mostra Tiradentes anti-minas

Estamos próximos do início da 10a. Mostra de cinema de Tiradentes. É um evento gostoso, que acontece há dez anos na charmosa cidade mineira de Tiradentes. Apenas ano passado participei do evento fazendo uma oficina de roteiro, e assistindo a alguns filmes. Este ano tentei pela segunda vez exibir um vídeo meu na mostra, sem sucesso. É patente a pouca atenção dos produtores da mostra com a produção audiovisual mineira. Pouquíssimos são os filmes mineiros selecionados, e não há como costuma-se ver em festivais pelo país uma mostra especial para realizadores do estado.
Fora isso já ouvi críticas de profissionais da área quanto à predileção dos organizadores por ilustres desconhecidos de outros estados sobre os profissionais de Minas Gerais. Agora Pablo Villaça do Cinema em Cena divulgou em seu blog um email (que transcrevo abaixo) enviado a organização da mostra de Tiradentes, reclamando da falta de críticos mineiros no evento.
Façamos o que possamos para ter um evento de cinema mais digno de nosso Estado, afinal a Mostra é bancada por dinheiro público proveniente de leis de incentivo a cultura de Minas Gerais.

"Prezados,

recebi, com a tristeza habitual, a programação da 10a. Mostra de Tiradentes e constatei que, mais uma vez, o evento exibe a costumeira mentalidade de colônia ao convidar profissionais da Crítica de outros Estados, ignorando completamente a "prata da casa". Não vi espaço para profissionais como Fábio Leite, Paulo Henrique Silva, Silvana Mascagna, Marcelo Castilho, Mariana Peixoto, Carlos Quintão, entre outros, na programação de debates e afins - exatamente como ocorreu no ano passado, quando as "mesas-redonda" sobre Crítica incluíram profissionais praticamente desconhecidos de outros Estados e, como sempre, fizeram pouco de jornalistas e críticos consagrados de Minas Gerais.

(E não, não falo em defesa própria. Como crítico radicado quase que com exclusividade na Internet, estou mais do que acostumado ao preconceito com que a "Nova Mídia" é tratada e, portanto, sei que minha luta particular ainda levará alguns anos. O que me incomoda, neste momento, é o descaso que um evento produzido e realizado em Minas Gerais demonstra para com profissionais de Cinema de seu próprio Estado.)

Assim sendo, retiro o pedido de credenciamento para a 10. Mostra de Tiradentes e informo que o Cinema em Cena (que é, hoje, um dos principais sites do gênero da Internet brasileira, com mais de 800 mil leitores únicos por mês e mais de 10 milhões de pageviews mensais) não dedicará uma linha sequer ao evento enquanto este mantiver sua atitude preconceituosa para com os colegas baseados em Minas Gerais.

Um protesto isolado e sem maiores significados? Talvez. Mas temos que começar por algum lugar.

Sem mais para o momento, despeço-me.

(Obs: Cópias deste email estão sendo enviadas para diversos colegas, entre críticos e realizadores. E estes podem se sentir à vontade para repassá-lo para os demais amigos da área.)

Pablo Villaça
Editor Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br)
Membro da Online Film Critics Society"

Update: Acabo de ler no Diário Oficial do Município de 9 de janeiro de 2007 que o Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, recebeu os coordenadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, Quintino Vargas e Raquel Hallak. Estes levaram a proposta de implantação de uma Mostra de Cinema de Belo Horizonte, com a intenção de divulgar as produções cinematográficas brasileiras e incentivar as produções mineiras. A expectativa, segundo o DOM, é de que a primeira edição aconteça ainda no primeiro semestre de 2007.
Serão estas as pessoas indicadas para produzir uma mostra de cinema em BH?

Nenhum comentário: