12 julho, 2010

Personagens e Imagens da Copa 2010 (para além do futebol)

A Copa do Mundo FIFA é sempre um espetáculo, independentemente do bom (ou mau) futebol. A edição deste ano na África do Sul teve seus fatos marcantes, vamos aos que me chegam à mente após a final que sagrou a Espanha campeã do Mundo.

Jabulani
A bola mais famosa de todos os tempos já deu o que falar antes mesmo de correr nos campos africanos.


Ei-la nas mãos da Shakira (Waka-waka) outra pesonagem deste Mundial.


Vuvuzela
A famigerada corneta, tradicional na África do Sul, sempre esteve presente em época de copa no Brasil, mas nunca com tanta notoriedade. Encheu os ouvidos de jogadores e árbitros em campo, e dos telespectadores mundo a fora. Ameçou-se até uma proibição delas nos estádios, mas no fim até o YouTube se rendeu e criou um "botão vuvuzela".



Dunga e a imprensa

Deu o que falar a relação conflituosa do técnico do Brasil com os órgãos de mídia. Não há ninguém cem por cento certo ou errado neste embate. Contudo, um episódio foi emblemático:


Maradona fanfarrão

Don Diego não perdeu a estrela. Técnico da seleção argentina chamou para si a atenção, nas coletivas, no pré-jogo, à beira do gramado, no luto pós-eliminação. Maradona, que por sorte não teve de cumprir sua promessa de sair pelado, mostrou que a jabulani é sua amiga:


La decadence Francese

Não só a vice de 2006, como também a campeã, Itália, ficaram na primeira fase da copa 2010. Entretanto, os barracos que os franceses protagonizaram ficaram para os anais. Ofensas, dispensas, demissões, e o toco do Domenech em Parreira foram uns dos atos deste drama bleu.




Larissa Riquelme

A periguete paraguaia robou a cena com seu celular dentro da área de serviço.


Mick Jagger, o pé frio

O vocalista dos Rolling Stones torceu para os EUA, para Inglaterra, pro Brasil e deu no que deu. Saravá, Mick!


Povo Paul, o vidente

O molusco alemão cravou os vencedores de todos os jogos da Alemanha e de quebra a final.



Os Holandeses e as Holandesas

Fora o show a parte da torcida feminina dos Países Baixos. Um fato foi notável, contrastando com a clausura de Dunga e seus pupilos, os jogadores holandeses ganharam um dia (noite) com as namoradas. A cena da despedida é legendária.



Casillas y el beso

O capitão campeão e a bela repórter espanhola foram alvos de críticas, mas no final saíram por cima. ¡Dále Iker!


Transmissão

Mais do que nunca (ô loco bixo), este foi um espetáculo televisivo, foi para mim (e muitos outros) a primeira copa em HD. Houve transmissão em 3D também, de todos os jogos. As mais 30 cameras não perderam um lance, nem a melecada do Joachim Löw ,que preferíamos não ter visto. As câmeras captam mil quadros por segundo, normalmente são 30, possibilitando um slow-motion incrível. Tinha ainda a skycam com quadros fantásticos. Vai ser difícil assistir a futebol comunzão doravante.

Twitter

Inegavelmente esta foi a copa do Twitter,  em 2006 ele não existia, até 2014 só Deus sabe o que terá surgido. O site nesta copa "baleiou" como só nos seus primórdios. Viu-se o fenômeno CALA BOCA GALVAO, proliferar mundo a fora, depois foi a vez dos #felipemelofacts dominarem. Outra novidade foram os live tweets da copa.

Update:
 Copa Aleixo

Tinha me esquecido de citar o programa que fez minha diversão antes e durante a Copa. Bruno Aleixo sempre impagável, conduziu mesas redondas sobre cada seleção do Mundial. E comentou os jogos da Copa Sulafricana. Imperdível.

Nenhum comentário: